8 ago, 2022 | Bruno Badia | Comentários desabilitados
Dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca – é tudo a mesma coisa?
Bruno de Mattos Lombardi Badia
O objetivo deste artigo é esclarecer alguns conceitos a respeito de dor de cabeça, um dos sintomas mais frequentemente observados em serviços de pronto-atendimento e que acomete pelo menos 15% da população mundial.
Dor de cabeça é sinônimo de cefaleia, sendo este último um termo técnico usado principalmente em textos médicos e prontuários. De forma frequente, cefaleia é um sintoma que pode estar presente em diversas situações, como resfriados, sinusite, gripe, desidratação, jejum prolongado, privação de sono dentre outros. Pode ser também um sinal de alarme para doenças graves como meningite, trombose venosa cerebral, neoplasias do sistema nervoso ou hemorragias intracranianas.
Sinais de alarme:
Abaixo estão listadas algumas características consideradas de alarme em relação a dor de cabeça e que quando presentes merecem avaliação médica para descartar condições potencialmente graves:
- Mudança de padrão (dor muito diferente do habitual)
- Início de dor após 60 anos de idade
- Dor prolongada e refratária (que não melhora com analgésicos)
- Dor em pacientes com diagnóstico de câncer, deficiência imunológica ou problemas de coagulação.
- Presença de febre, confusão mental ou qualquer alteração no exame neurológico
- Dor de início súbito, que atinge intensidade máxima em poucos segundos
Cefaleias primárias:
Entretanto, existe uma situação bastante frequente em que a dor de cabeça ou cefaleia pode ser considerada não só um sintoma, mas como doença propriamente. É o caso das chamadas Cefaleias Primárias, condições neurológicas crônicas cuja manifestação central é a ocorrência de dor de cabeça intermitente, que pode estar associada a outros sintomas como enjoo, vômitos, tontura, incômodo por luz ou barulho. A principal representante deste grupo de Cefaleias Primárias, é a Enxaqueca ou Migrânea, sendo outros exemplos: cefaleia tensional, cefaleia em salvas, hemicrania paroxística, hemicrania contínua, cefaleia hípnica e cefaleia primária do exercício.
Em resumo, dor de cabeça ou cefaleia é um sintoma extremamente frequente que pode estar relacionado a situações cotidianas, como resfriado, desidratação, dentre outras, mas também pode representar sinal de alarme para doenças graves, como tumores, sangramento ou infecções cerebrais. Outra situação frequente é a ocorrência de dor de cabeça como manifestação de doenças chamadas de cefaleias primárias, como é o caso da enxaqueca. Em artigos futuros, serão abordadas com mais detalhes as principais cefaleias primárias.